Linha do Tempo

1990

O Clube de Mães Mariana, atual Instituto Mariana surgiu no dia 30 de novembro de 1990, a partir da necessidade de legalizar a Escolinha Educação e Caridade Cosme e Damião, atual Instituto Educacional Maanaim, fundada no dia 02 de março de 1990, uma escola comunitária que surgiu em meio a habitação do Conjunto Cidade Operária, idealizada pela comunidade para atender os filhos dos habitantes considerando que naquele momento não haviam escolas públicas para tal.

1991

Primeira filiação do Instituto Mariana com a Federação das Escolas Comunitárias do Maranhão – (FEDECMA), com finalidade de reconhecer a vida escolar dos estudantes.

1994

Com aproximadamente 230 crianças da Educação Infantil a 4ª série do Ensino Fundamental. Nesse período também foi firmado o convênio com a Secretaria de desenvolvimento Social e Comunitário (SEDESC) para pagamento dos prestadores de serviços com durabilidade de um ano.

1996

No decorrer do ano de 1998, inicia-se a metodologia voltada para a tomada de decisão em grupo, fortalecendo a estrutura pedagógica e ampliando as parcerias, conquistando o primeiro convênio de alimentação escolar para crianças de 02 a 06 anos e convênio para atendimento de pessoas idosas junto a Fundação Municipal da Criança e Assistência Social –FUMCAS.

1998

No decorrer do ano de 1998, iniciase a metodologia voltada para a tomada de decisão em grupo, fortalecendo a estrutura pedagógica e ampliando as parcerias, conquistando o primeiro convênio de alimentação escolar para crianças de 02 a 06 anos e convênio para atendimento de pessoas idosas junto a Fundação Municipal da Criança e Assistência Social – FUMCAS.

Também foi firmada uma parceria com a Associação de Escolas Católicas do maranhão – AEC/MA com o objetivo de implantar o Programa de Alfabetização de jovens e adultos e qualificar os educadores com a metodologia Paulo Freire.

2000

Formação profissional de 30 jovens em parceria com Programa de capacitação Solidária e a elaboração da Proposta Pedagógica atual Projeto Político Pedagógico.

2003

Por motivo de crise financeira o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries teve que parar de funcionar e toda a estrutura institucional passou por reformulações. Inicio do projeto de leitura “Brincando e Aprendendo”.

2005

A organização inicia as suas atividades com uma excelente formação pedagógica, fazendo alteração no projeto de leitura, passando a ser identificado “Brincando, aprendendo e construindo a paz na família, na escola e na sociedade”, foi uma forma que a equipe encontrou para contemplar as temáticas sociais.

2006

O projeto de leitura foi o carro chefe para a efetivação da sala de leitura, com o apoio da Associação de Escolas Católicas do MaranhãoAEC, onde as pessoas da comunidade, alunos e professores puderam contribuir com sugestões, com doações e também com a votação do nome do espaço, ficando “Monteiro Lobato”.

O SESC foi um outro fortíssimo parceiro, contribuindo com alimentos para o lanche das crianças.

2009

Foi um ano dedicado a articulações com novos parceiros e efetivação de convênio com a SEMED, por meio do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB, para atendimento de crianças na faixa etária de 1 ano e meio a cinco anos e onze meses.

2010

Momento de renovação da equipe de educadores, priorizando profissionais com qualificação compatível as necessidades das atividades da instituição.

Período em que a instituição aprovou o projeto Palco das Letras junto ao Fundo Municipal da Criança, contribuindo com a sustentabilidade das ações da instituição, uma iniciativa articulada com a Rede Amiga da Criança.

2012

Aprovação do Projeto “Palco das Letras” no edital do Criança Esperança e do Instituto C&A, dando inicio a “Rede de Bibliotecas Comunitárias Terra das Palmeiras” com cinco organizações do território da Cidade Operária. e novamente o Projeto Palco das Letras no edital do Criança Esperança

2013

Durante todos esses anos o grande marco social dessa instituição tem sido o seu papel politico na transformação social. Sua atuação e presença em movimentos em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, culminou na participação na gestão do Conselho Municipal da Criança e Adolescente - CMDCA, cuja presidente é conselheira indicada do Instituto Mariana. 

2014

O Projeto Palco das Letras é aprovado pela segunda vez pelo Fundo Municipal, complementando e fortalecendo as ações de leitura com crianças e adolescentes do Conjunto Habitacional Cidade Operária e adjacências, tendo apoio também do programa de voluntariado do Banco do Brasil.

Por meio da Rede Leitora Terra das Palmeiras, o espaço de leitura foi transformado em biblioteca comunitária. O Clube de Mães Mariana passou por alteração em sua razão social, passando a ser denominado Instituto Mariana e ampliando suas finalidades.

2016

O projeto Palco das Letras transforma-se em um novo projeto, O Teatro Literário e é aprovado no Edital da CMDCA –São Luís.

O Instituto Mariana permaneceu na gestão do CMDCA, com sua representação na vicepresidência. Foi também, um ano marcado pelo fortalecimento da articulação com a Rede de Educação Integral de São Luís.

2018

O Instituto Mariana foi contemplado pelo Fundo de Territórios Educativos – São Luís, em articulação com a Rede de Educação Integral, aprovando o projeto Tecendo Sonhos.

2020

A equipe teve que se apropriar de ferramentas digitais para continuar realizando as suas atividades laborais de forma remota. Neste período, o Instituto, com apoio da Rede de Educação Integral, CIEDS, Itaú Social, Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís e Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias e SESCA/Mesa Brasil pôde reduzir o impacto econômico das famílias, causado pela COVID.

Houveram doações de cestas básicas e kits de higiene e limpeza para 227 famílias e seus colaboradores, durante três meses. Instituto Mariana também contribuiu com a doação de enxovais para vinte e cinco mulheres gestantes e desempregadas.

Compartilhe esse texto

Seja um doador

Transforme vidas e faça parte dessa missão! O Instituto Mariana oferece diversas formas de contribuir para o impacto positivo na comunidade.

Cada contribuição é um passo para um futuro mais justo e solidário. Apoie agora e ajude a transformar vidas!